Reclamação no “Reclame Aqui”

Boa noite, Tereza.

Recebi sua mensagem e confesso que fiquei admirado com seu e-mail.
Deixe-me esclarecer alguns pontos. Permita-me utilizar o texto que você nos enviou por email para fazer os meus comentários:

———————

Tereza – Gostaria de conversar sobre um assunto muito sério e que me deixou realmente chateada.
A dez dias fiz a compra do curso e não questiono o método. No entanto venho por meio desta solicitar que mesmo após esgotado o período da possível desistência me seja dado o direito de pedir a devolução do valor do curso.

Resposta – Oferecemos aos nossos clientes um prazo de garantia de 7 dias e após este prazo, não temos meios de fazer o reembolso do produto, pois trabalhamos com uma empresa de pagamento terceirizada e não temos mais instrumentos para fazer o cancelamento. Dentro do prazo estabelecido, reitero que seguimos rigorosamente as normas do Código de Defesa do Consumidor e nossa taxa de devolução é a menor do país dentro do segmento de cursos online (0,43%) isso mostra nosso compromisso com a seriedade, respeito aos clientes e qualidade dos nossos produtos.

———————

Tereza – Ontem uma amiga me ligou comentando que sou uma boba (na verdade não foi este o adjetivo usado) e que o curso estava por menos de trinta reais no Mercado Livre. Fui conferir e era verdade, inclusive estou enviando para você os prints da tela.
Aceito que a pirataria em nosso país é uma vergonha, mas também acho que vocês, como empresa séria, deveriam ter meios para evitar situações deste gênero. Deveriam ter um site blindado contra hackers, vez que no vídeo de divulgação uma das qualidades do produto é justamente a exclusividade do curso e do método Renato Alves.

Resposta – Sobre sua amiga, creio que ela não tenha sido feliz no comentário que fez, afinal, você foi honesta, ética, moral e cidadã ao escolher adquirir um produto original, de uma empresa que paga impostos rigorosamente em dia e que, direta e indiretamente, gera centenas de empregos em nosso país. Eu ficaria muito triste em ter um amigo que “vê vantagem” ou gosta de prestigiar produtos pirateados, cursos haqueados e livros clonados. Você sabia que quem faz isso está contribuindo para a falência de muitas editoras e desestimulando muitos autores em nosso país? Sinceramente, eu não acho que ela esteja certa em achar que você perdeu ao ser honesta.

Quanto aos produtos encontrados no Mercado Livre, informo que temos mecanismos de busca, bloqueio e departamento jurídico atuante. Retiramos diariamente do ML cerca de 5 a 10 produtos piratas. Tanto que o link que você nos enviou não está mais disponível. Observe também que eles têm uma ou duas vendas apenas. Uma curiosidade: as vendas que aparecem nos prints são compras realizadas pelos proprietários do anúncio para estimular os compradores (eles compram o próprio produto até 5 vezes para gerar fluxo).

———————

Tereza – Me senti [editado pelo Reclame Aqui] como consumidora e ridicularizada por meus amigos e parentes.

Resposta – Acho estranho o fato de sentir-se [editado pelo Reclame Aqui] por ter adquirido um produto original e de qualidade que, como você mesma disse, é inquestionável. As pessoas que compraram os cursos falsos, sim, receberam produtos incompletos, desatualizados, sem os bônus, livro e sem meu suporte, o que faz toda diferença. Esses realmente foram prejudicados e não você. Assista o curso com orgulho e não com sentimentos conflitantes.

Quanto ao fato de sentir-se “ridicularizada” por seus amigos e parentes por ter feito a coisa certa, me pergunto:

“A Tereza conduz sua vida pautada no que acha certo ou no que as outras pessoas acham que é certo?” “Quem decide o que é certo em sua vida é você ou são os outros?” “Quem são estas pessoas que ridicularizam quem segue o caminho do bem?” “Será que elas realmente querem o nosso bem?

———————

Tereza – Repito, não questiono o seu método, mas convenhamos que o investimento feito é alto… para depois de dez dias ver o mesmo produto vendido por menos de trinta reais.

Resposta – O valor do curso é alto em relação a que? Temos um histórico de 18 anos de mercado com milhares de alunos aprovados em ótima colocação ganhando salários de mais de 20 mil por mês. Uma aprovacão em concurso vale esse investimento, não é verdade? Quanto as pessoas que chegaram às vias de fato” ou seja, compram os produtos pirateados, nosso departamento jurídico monitora essas compras quando notifica o responsável pela venda ilegal. Quando fazemos a denuncia, todos respondem criminalmente, quem vende e quem compra. Você sabe qual é o resultado do processo criminal? Além do pagamento de indenização por danos materiais, muitos desses compradores foram impossibilitados de tirar passaporte e não conseguiram ser nomeados em concursos públicos que foram aprovados, porque ao retirarem uma Certidão, constava o processo [editado pelo Reclame Aqui]

Em outras palavras: o [editado pelo Reclame Aqui] não compensa, não é verdade? Então, não vejo sentido em vê-la chateada por ter feito a coisa certa.

———————

Tereza – Confesso que estou bastante chateada e como não li os termos do contrato não sei ainda como resolver a questão e espero não ter que apelar para PROCON ou Sites como reclameaqui.com. Gostaria que você pudesse entender também meu lado como consumidora e como pessoa que está desempregada e colocando todas as energias (psicológicas e financeiras) em um concurso. Não tenho nem mais vontade de continuar o curso pois, certamente, toda vez que entrar no site o sentimento será de que fui enganada…. peço desculpas pela sinceridade, mas infelizmente esse é meu estado de espírito neste momento. Pelos vídeos, vejo que é uma pessoa equilibrada e disponível, por isso apelo para que tente entender a situação. Aguardo um posicionamento

Renato – O meu posicionamento, se me permite, é que você está tirando o foco dos estudos (que está indo bem, segundo seu relato anterior), das questões do concurso, da decisão do seu futuro e colocando a energia “naquilo que os outros falam”. O que me parece, não está lhe ajudando e sim gerando confusão em sua cabeça e uma ansiedade altamente prejudicial. Assim, o meu conselho é que neutralize a influência negativa de outras pessoas e mantenha o foco. Como você mesma disse num texto anterior, você está quase chegando lá e eu ficaria muito feliz em comemorar com você esta vitória.

Vamos em frente buscar esta aprovação.

Atenciosamente,

Professor Renato Alves

Autor do livro: Faça seu Cérebro Trabalhar para Você

Fonte: https://www.reclameaqui.com.br/humano-educa/propaganda-enganosa-curso-de-memorizacao-renato-alves_zgOMrfz5ILhlWtrG