Como Estudar Para Concursos: Os Primeiros Passos - Estudar e Memorizar
como estudar para concurso

Como Estudar Para Concursos: Os Primeiros Passos

Como estudar para concurso é algo muito importante de se saber, principalmente quando você percebe que tem muito conteúdo para estudar, não é mesmo?

E aí você pode chegar na pergunta que pode ter levado você a esse artigo: como estudar para concurso?

Se você está literalmente no apuro e não sabe como começar a estudar, aproveite a leitura que eu preparei para melhorar seus estudos e assim fazer aquela prova de concurso com a consciência tranquila… sabendo que deu o máximo de si!

Vamos lá?

Como Estudar Para Concurso – Hábitos de Estudo

Desde antes do edital ser publicado é muito importante que você adquira hábitos de estudo, mantenha a organização e tenha a preocupação de honrar com os compromissos planejados.

Assim, diminuirá a probabilidade de após sair a lista dos aprovados, sentir a indesejada sensação de ter que fazer mais um ano de preparatório para concursos 🙁

Depois que você se acostumar com a realização das tarefas todos os dias, os seus estudos rotineiros passarão a se tornar um hábito comum, evitando desejos de não cumprir o seu plano de estudos.

Pode acreditar: não é tão difícil quanto parece

5 Táticas Para Estudar Para Concurso

Definitivamente adquirir o hábito de estudo é a melhor forma para você se conhecer e aprimorar seu ‘jeito’ de aprender.

Mas se você já pratica o hábito de estudo, porém não consegue atingir os resultados desejados separei 5 táticas poderosas que se você cumprir poderão maximizar seus resultados de aprendizagem.

Siga a leitura abaixo e aprenda a aprender o máximo possível 🙂

1. Foco de Raio Lazer

Quando alguém menciona que consegue fazer mil coisas ao mesmo tempo a maioria das pessoas já pensa que é uma vantagem.

Porém, há estudos que apontam o fato de que ao se concentrar em uma tarefa de cada vez, o cérebro consegue trabalhar melhor e desenvolver aquela determinada função com maior produtividade.

Então, pare de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Quando for estudar, desligue-se do mundo, saia do Facebook, do YouTube, WhatsApp e concentre-se o máximo que puder!

2. Faça Perguntas Durante as Aulas

Se você decidiu se matricular em um curso preparatório para concursos presencial e acha CHATO ter que ouvir o professor falando falando falando lá na frente da sala de aula e você ficar só ouvindo ouvindo ouvindo sentado em sua cadeira, então essa dica é para você.

Definitivamente é menos proveitoso o aluno só ouvir e também o professor só falar. Então, mude essa situação e adquira uma postura participativa.

Interagir durante a aula dando sua opinião ou fazendo perguntas é uma boa tática para você aprender mais e manter uma atenção poderosa.

O seu professor vai adorar!

Se o seu professor não tiver tempo para interagir com você durante a aula, faça seus questionamentos após a aula dele… não seja tímido e pergunte!

3. Duvide de Tudo Que Te Ensinam

Se alguém conta… olha… aquilo funciona assim assim assado… e você logo pensa… ahhh é? Não sabia disso!

Isso significa que você aceita tudo como é, sem ao menos dar sua opinião.

E sabe o que você perde?

A incrível oportunidade de trocar experiências com as outras pessoas.

É com o questionamento que você aprende. E está comprovado que a interação uns com os outros é uma maravilhosa maneira de aprender mais.

Isso irá estimulá-lo a ir atrás de opiniões das outras pessoas, sem necessariamente impor que a sua opinião é a melhor, e assim você terá conclusões bem mais fundamentadas.

Essa atitude irá fortalecer inclusive em suas redações, pois você terá argumentos mais consistentes e elaborados para escrever!

4. Treine Resolvendo Questões

Você já deve estar de saco cheio de ouvir isso não é?

Ir bem nas provas significa que após as aulas você DEVE obrigatoriamente praticar aquela aula.

Nesse momento o seu cérebro está ‘fresco’ com as ideias que ouviu do seu professor e ficará mais fácil consolidar o que aprendeu se você treinar logo após as aulas.

Uma das formas mais eficazes de aprender algo é ter suas próprias experiências, ou seja, aprenda errando durante seu treinamento e não no dia da prova!

5. Não Culpe Os Outros Pelos Seus Fracassos

É muito fácil, e a psicologia explica… culpar os outros pelas nossas fraquezas é muito comum.

Em vez disso, peça ajuda!

Consulte livros e a própria internet pode ajudar.

Alternativamente, você poderia falar com seu professor e solicitar uma ajuda extra.

Se estuda presencialmente, exponha que não entendeu o que o professor ensinou na sala de aula e que está tendo problemas. Com certeza você resolverá seu problema compartilhando com as pessoas, especialmente com as que te amam e se preocupam com você.

6. Aprenda Técnicas de Estudo e Memorização

Agora… dê mais um passo e aprenda Técnicas de Estudo e Memorização com um expert: Professor Renato Alves! Ele foi o primeiro recordista brasileiro de memorização e é especialista em aprendizagem acelerada.

Tenho certeza que ele é a pessoa mais indicada para te ensinar Técnicas de Estudo e Memorização.

Cadastre-se agora mesmo na aula 100% gratuita do Professor Renato Alves: COMO USAR O CÉREBRO PARA PASSAR NO CONCURSO 👇👇👇

Espero que tenha gostado das dicas.

Abraços e bons estudos para seu concurso público!

Leave a Comment