Sabe aqueles momentos em que tem um milhão de pensamentos passando pela sua cabeça e você não consegue se concentrar naquilo que realmente é importante?

Por que isso acontece? Como ter uma mente muito mais concentrada? Eu quero passar pra você cinco dicas pra você manter a sua mente mais concentrada, mais focada na tarefa e com isso garantir uma boa execução e os resultados que você precisa. A distração ao contrário do que muitas pessoas falam ela é um reflexo da potência do cérebro humano.

Entrar!

O cérebro humano é capaz de ativar 10 quatrilhões de conexões em um único segundo ou seja o cérebro trabalho de forma paralela e distribuída. Ele faz várias tarefas ao mesmo tempo. Se isso por um lado é um grande benefício evolutivo que nós possuímos por outro lado acaba causando a distração que aquele fluxo de pensamentos ou de preocupações que nos acomete num determinado momento paralisando as nossas ações. Como é que você pode vencer isto? São cinco dicas que eu quero deixar para você.

 

Como Evitar Distrações Nos Estudos – Dica #01

Quando a sua cabeça estiver extremamente distraída você vai parar o está fazendo e se perguntar: por que estou o distraído? É uma pergunta simples? sim. Mas carrega uma grande verdade. É só você sublinhar o verbo. Por que estou distraído? Bom, esta é uma condição. Você não é distraído. Em algum momento você está distraído. Quando você lançar essa pergunta você começa uma investigação.

 

Como Evitar Distrações Nos Estudos – Dica #02

E aí vem a segunda pergunta: eu gosto do que faço? Muitas vezes ao lançar essa pergunta acaba caindo a tua ficha. Você pensa… é verdade… acabei de descobrir porque eu me distraio nessa tarefa… porque eu detesto essa tarefa. E o fato de não gostar de fazer faz com que a tua mente vá procurar outras coisas para pensar em outras esferas. Agora você pergunta… Renato… eu não gosto mas eu preciso fazer. Bom neste caso você tem que fazer o seguinte… como eu aprendi a gostar das coisas que eu não gostava? Sabe como? Conversando com quem gosta. Pra tudo aquilo que você disse que não gosta de fazer tem alguém que diz que adora. Pode procurar que você encontra. Pra tudo aquilo que a gente faz com má vontade tem alguém que faz com o maior capricho do mundo. Tem ou não tem? Pra tudo aquilo que a gente xinga para fazer… tem alguém que dá graças a deus por ainda ter aquilo para fazer aquilo para estudar aquela tarefa para executar. Então, a gratidão ela é uma forma de transformar uma mente agitada em uma mente muito mais concentrada, muito mais centrada.

Como Evitar Distrações Nos Estudos – Dica #03

Terceira pergunta: virou rotina? muitas vezes é isso eu gosto do que faço mas virou rotina. Todos os dias da mesma forma da mesma maneira o mesmo padrão de comportamento. Você acaba memorizando aquilo. É igual linha de montagem de fábrica né? Você tira daqui coloca aqui tira daqui coloca aqui. Chega uma hora que você memoriza tanto aquele comportamento que você não precisa mais pensar pra fazer. Fica pensando em outras coisas. É onde acontece o acidente de trabalho…. pela distração. Porque você automatizou aquele processo por isso que os robôs hoje em dia eles fazem processos muito mais bem executados que os seres humanos porque o robô ele não fica pensando em outras coisas. O robô é programado só para fazer aquele movimento. Cuidado heim? O robô pode tirar o seu emprego. Então, como que a gente resolve isso? A gente tem que sair dessa rotina quebrar a rotina. Na sua casa muitas vezes você é um estudante e você precisa quebrar a rotina porque está distraído demais. O que você faz? Limpa sua mesa passa um paninho com álcool muda as coisas de lugar, muda a tela de fundo do seu computador ou muda a mesa de lugar. Muitas vezes você saindo do lugar-comum com mudanças muito simples acabam renovando o seu interesse. Isso faz com que você fique concentrado.

 

Como Evitar Distrações Nos Estudos – Dica #04

Quarta dica: Estou motivado? essa é a pergunta. Estou motivado? Muitas vezes você gosta do que faz, não é rotina mas a sua motivação tá lá no pé! A motivação é uma chama que nós temos dentro de nós… que nós temos que acender ou mantê-la acesa. Então, você tem que estar o tempo todo alimentando revisando os seus propósitos para realização daqueles seus objetivos que arrumar um emprego, é passar no concursos. Tem que estar o tempo todo renovando realimentando dando manutenção naquele propósito. Para que? para que você fique todos os dias cem por cento motivado e é a motivação que mantém você focado na tarefa.

 

Como Evitar Distrações Nos Estudos – Dica #05

A quinta e última pergunta: Estou fisicamente bem? muitas vezes a causa da distração está no físico. Você é motivado, você gosta do que faz, não é rotina… só que você não dormiu bem aquela noite… se não se alimentou direito… você não anda fazendo atividade física… não está se cuidando. Então, o que acontece? o seu corpo começa a dar respostas como dores, mal-estar e um simples mal-estar… uma simples dor de cabeça pode levar tua atenção para outras esferas.

Lembre-se de deixar que o seu comentário… e aí o que é que te distrai? O que você faz para manter o foco naquilo que você precisa?

Saiba MEMORIZAR os ESTUDOS!

Digite seu e-mail e receba a aula: Como Evitar Brancos Na Memória Antes, Durante e Depois das Provas!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!