Quais são as cores que melhoram a sua concentração nos estudos? Neste artigo eu vou apresentar aqui as cores ideais para você melhorar o seu estado de concentração e faço aqui um desafio tá? Coloca aqui nos comentários qual é a cor que você prefere para estudar, para ler, para se concentrar?

No final do artigo vou te dar quatro dicas para você aplicar agora mesmo aí na sua área de estudos pra que você tenha o máximo de foco e concentração.

Outro dia estava andando de carro e ouvindo o rádio… e começou a falar do horóscopo… o horóscopo do dia… aí veio falar do signo de touro (eu sou do signo de touro) e aí falou touro… cor favorita… violeta. Daí fiquei pensando… caramba violeta não é a minha cor favorita. Aliás, eu não gosto da cor violeta. Por que eles disserm que minha cor favorita é o violeta? Bom, vamos analisar então, o prisma aqui… a função das cores no nosso estado mental… nosso estado de concentração.

A maioria das fotos dos alunos com seu local de estudos tem a parede branca. Bom… o branco ele é legal é uma cor clean… ele passa a limpeza… passa também neutralidade… um pouco de apatia, ou seja, o branco ele não estimula tanto a nossa concentração como as pessoas imaginam.

Existem cores que tem uma função muito melhor do princípio da concentração e neste caso a solução para melhorar os seus estudos seria você mudar a cor do ambiente.

Mas aí você pode dizer… eu vou pintar o meu quarto? minha casa é alugada não tem como pintar uma parede. Bom, vou te dar umas dicas bem legais ainda no final desse artigo para você melhorar aí a aparência do ambiente usando o que você tem à sua disposição.

Mas é o seguinte… você quer descobrir qual é a sua cor favorita? Abra o seu guarda-roupa e veja ali os tons das suas camisetas… das suas roupas… que você vai descobrir qual é a cor que você prefere usar no seu dia-a-dia e o seu guarda-roupa vai te dar uma dica muito boa. O fato é que as cores elas podem tornar o ambiente mais produtivo, mais criativo e mais estimulante quando você precisa ficar horas e horas lendo, estudando ou trabalhando em alguma coisa.

E quais são as cores ideais? Vamos lá, cada uma delas:

01) primeiro lugar primeira cor é o amarelo. O amarelo ele vem aí da luz do sol… a energia solar… e o amarelo ele transmite o que? força, energia, criatividade… ele transmite à você essa serotonina. Aliás o amarelo no sistema nervoso central… quando você olha para o tom amarelo ele tem o poder de secretar serotonina que é um neurotransmissor que causa uma sensação de bem-estar. Ele melhora o seu aprendizado, te dá mais criatividade e se for um amarelo forte você tem mais criatividade e se for um amarelo fraco bem clarinho ele acaba criando um efeito calmante. Ele te deixa um pouco mais tranquilo.

#02) Próxima cor é o laranja. O laranja também é uma cor interessante para você utilizar no seu ambiente de estudos. O laranja transmite uma sensação de conforto e de aconchego. Ele também melhora a sua produtividade e a atividade intelectual. O laranja combinado com ambiente bem iluminado ele acaba gerando essas sensações positivas levam você ao positivismo. Então, deixe o ambiente aí preparado para receber o amarelo ou laranja.

#03) E a próxima cor é o vermelho. O vermelho a cor da maçã é a cor do estímulo da fome é a cor do vigor. Te deixa energizado. Aliás, é uma das cores indicadas para que você realize tarefas prolongadas, por exemplo, você vai estudar durante várias horas é importante que você tenha por perto no ambiente a cor vermelha porque ela te dá mais energia. É a cor do sangue, é a cor da vida, é a cor do amor embora eu particularmente não goste muito porque imagina você ficar olhando todos os dias uma parede inteira vermelha. Eu acho que chega uma hora que acaba irritando é o mesmo efeito de ficar olhando para uma parede violeta.

#04) as próximas cores são a azul e a verde. As cores azul e verde transmite o que? Suavidade tranquilidade… calma… Esse tipo de cor pode ter até o efeito do branco. Ele pode causar tanta tranquilidade que você acaba sentindo muito sono na leitura e nos estudos. Mas se você gosta, se você se sente bem ou se você é uma pessoa com a mente muito agitada você pode acalmar o ambiente. Então, vamos pensar assim… amarelo traz para você a criatividade. O laranja traz o positivismo e conforto. O vermelho ele traz energia. E o verde ou azul traz tranquilidade.

E aí você diz assim: vou ter que pintar as cores do arco-íris no meu quarto? Não… vamos às dicas de como você pode usar melhor essas cores do seu ambiente de estudos.

A primeira dica é evidentemente pintar a parede inteira. Escolha a cor da sua preferência.

A segunda dica é… se você não quer pintar a parede inteira porque você gosta de ficar mudando de cor ou a sua casa é alugada, a dica é que você use papel de parede. Faz o seguinte, na sua mesa de estudos você cria aí um mural. Você pode comprar um mural de cortiça ou mandar cortar uma pedaço de madeira e aí na frente da sua mesa de estudos você faz esse mural na cor que você mais gosta. Essa cor vai estimular bastante e aí você não quiser mais você arranca esse papel de parede você coloca uma outra cor até você encontrar aquela cor que traz o seu equilíbrio.

A terceira dica é: aposte nos objetos coloridos. Tudo bem, a parede do seu quarto ela é branca, mas você pode criar ali uma estante colocando alguns objetos. Um objeto vermelho que estimula a sua força e sua energia, alguma coisa amarela, alguma coisa laranja ou azul que te acalma. Isso pode ajudar a deixar o seu ambiente muito mais criativo e estimulante.

E a quarta e última dica… não seja uma pessoa dependente das cores. Pensa o seguinte… Euclides, Arquimedes, Albert Einstein, Santos Dumont… você acha que esses grandes gênios ficavam ali preocupados com a cor que eles iam pintar a parede dos quartos deles ou da sala de estudos? Não.

Essas pessoas eram altamente focadas porque o grande prazer deles era em estudar, era em aprender. Às vezes as pessoas acabam usando uma cor, uma decoração, uma música com uma desculpa. Mas na verdade o que você precisa de fato é amar os estudos. Quando você ama aquilo que faz e tem aí o auxílio também de um ambiente bem divertido bem colorido bem estimulante você acaba melhorando bastante. Mas lembre-se na hora da prova você não vai poder escolher a cor.

Então, seja uma pessoa concentrada. Seja uma pessoa focada, criativa e entusiasmada com amor nos estudos independente do ambiente em que você estiver porque dessa forma o seu cérebro estará preparado para qualquer desafio.

 

Saiba MEMORIZAR os ESTUDOS!

Digite seu e-mail e receba a aula: Como Evitar Brancos Na Memória Antes, Durante e Depois das Provas!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!