Como Estudar Para Concurso

Como Passar Em Concursos Públicos

Como passar em concurso público? Primeiramente, a preparação para passar em concurso não é só estudar. Estudar é na verdade uma parte.

É importante sim… é relevante sim… mas uma das coisas que tratarei com você nesse artigo é que há algumas sacadas secretas para ser muito mais produtivo nos estudos e conseguir a sonhada aprovação.

Acompanhe agora como passar em concurso público sem dificuldade!

 

Como Passar Em Concurso Público Em Pouco Tempo

Então, acredito que uma das coisas mais importantes, que um concurseiro DEVE ter noção, tem forte relação com OS SEUS HÁBITOS e que quero muito compartilhar com você hoje.

São fatores que não dependem só de você saber o conteúdo porque muitas vezes você até deve saber toda a matéria mas chega na hora da prova e você pode não conseguir responder as questões 🙁

E aí depois você vê o que você errou e percebe que errou coisas que você estava careca de saber…

Que você já sabia! Mas você não conseguiu fazer. Por que será?

Eu apostaria em uma coisa: a sua mente te sabotou 🙂

Isso significa que há algo que vai além de só saber o conteúdo do concurso visto em sala de aula ou no curso online que você se matriculou. A jornada de um concurso é uma caminhada longa.

Por mais curta que ela seja, ela é uma caminhada longa.

E por isso os seus hábitos diários são na maioria das vezes determinantes para a aprovação. E infelizmente isso está faltando em muitos concurseiros que querem saber como passar em concurso público.

Muitos estudantes podem até estar super preparados. Nós os conhecemos nos cursos preparatórios e até pensamos: nossa… essa pessoa é muita preparada… é muito inteligente… mas não consegue ser aprovado 🙁

Talvez você conheça muita gente assim e talvez você mesmo se sinta assim. Mas calma… na verdade você precisa conhecer o que vou contar agora 😉

 

Como Passar Em Concurso Público [ 10 SEGREDOS ]

 

Como Passar em Concurso Público – Segredo #01

 

Não queira colher pêssego plantando abacaxi

O primeiro conceito importante é o seguinte… pensamentos geram ações que geram resultados. Esse talvez seja um dos conceitos mais importantes para qualquer meta, não só para você saber como passar em concurso público.

Mas quando estamos falando em seleções rigorosas… ahhh meu caro aluno… aí sim é MUITO importante.

Faz muita diferença! É como se fosse uma chave que você vira na sua mente e que acaba reprogramando seu cérebro. Então, não tem como você ter resultados bons se o seus pensamentos não forem bons também. E você só vai ter ações boas com pensamentos bons.

Não tem como você ter resultados bons, sem ações boas. E não tem como você ter ações boas, se os seus pensamentos não forem bons.

Então, é mais que necessário um alinhamento do seu pensamento porque o seu resultado vai ser fruto das suas ações que são frutos dos seus pensamentos, entendeu? Você não pode querer colher pêssego em uma plantação de abacaxi!

O fruto, que são seus resultados, é gerado pela raiz. É o que está embaixo da terra que trará a árvore para dar frutos bonitos, gostosos, saborosos… e não o contrário.

Mas infelizmente a maioria só tende a olhar o resultado, só tende a olhar o que estamos conseguindo e o que não estamos conseguindo.

Normalmente não se pára para analisar que o que a gente não está vendo é que está produzindo o que a gente vai ver. Percebe isso agora?

Então, é muito importante esse conceito. Vou repetir: É MUITO IMPORTANTE ESSE SEGREDO #01 tá?

 

Como Passar em Concurso Público – Segredo #02

 

A base do sucesso

A base do sucesso é motivo + objetivo. Mais uma vez, isso não é só o como passar em concurso público. Ter sucesso em uma seleção concorrida é uma meta como qualquer outra, como por exemplo, emagrecer 🙂

E o que você precisa saber é que há algumas bases que precisam ser trabalhadas na sua mente para você atingir a meta desejada. Uma das bases mais importantes para a sua aprovação é ter consciência e clareza ao mesmo tempo do seu motivo e do seu objetivo.

Você tem que ter consciência dos seus PENSAMENTOS, dos seus SENTIMENTOS e das suas AÇÕES.

Veja que há um fator novo colocado aqui… os sentimentos… as emoções…. que na verdade, entre o que você pensa e o que você faz, ou seja, a sua ação… existe o que você sente.

Geralmente não é algo direto: pensar e fazer. Você pensa e daí gera uma reação interna… um sentimento.

E é esse pensamento… é esse sentimento que vai gerar a ação. Então, é muito importante você ter consciência. Por qual motivo?

Porque se você estiver com pensamentos negativos… se seus sentimentos forem de ansiedade… as suas ações não vão ser boas. Não vão ser de alta performance. Você não vai estudar bem. Você não vai conseguir render e consequentemente você não vai fazer uma boa prova e irá reprovar.

É um conceito que não tem relação com estudar, mas que é muito importante. Ele é chamado de ciclo das conquistas. Você precisa entender como isso funciona.

Tenha consciência do que você pensa, principalmente do seu motivo e do seu objetivo para estudar. Sabendo disso claramente, você sentirá uma motivação muito grande para continuar até passar no concurso público.

Então, tenha clareza do que você quer através do seus motivos e objetivos 😀

Perguntas Que Vão Te Ajudar a Entender o Seu Motivo e o Seu Objetivo:

 

O Que Você Quer?

Então, eu vejo um grande problema nos estudantes: falta de foco. O que acontece quando um aluno atira para qualquer lado? Você sai da fila… é… existe uma fila mesmo. É como se fosse uma fila de concurseiros um atrás do outro para conquistar determinada vaga. Eles não estudam para passar, eles estudam ATÉ PASSAR. Quando você desiste de uma fila e entra em outra completamente diferente você pode acabar demorando muito para conquistar seu objetivo final. Então, defina e vá em busca de um objetivo claro.

Por Que Você Quer?

Isso é muito importante para você passar em concurso público… e não adianta você dizer que é só pelo dinheiro. Só pelo dinheiro, não conecta ninguém.

Não podemos ser hipócritas e dizer que dinheiro não é importante. Ele é importante sim porque paga nossas contas. Mas o dinheiro é apenas um dos motivos.

O que vai te fazer vencer os obstáculos inerentes a uma seleção concorrida é muito mais que isso e tem relação com o motivo de você ter escolhido tal curso, cargo ou carreira.

Existem várias profissões muito importantes para a sociedade. Mas por que você quer essa profissão? Por que você escolheu essa carreira? Por que você quer enfrentar concurso para se candidatar a um cargo público? O que ele representa? Quais são os seus verdadeiros motivos para estar nessa empreitada?

Não é só: eu quero passar em concurso público porque eu quero estabilidade financeira.

Isso é muito pouco para conectar com a sua mente inconsciente que é a grande questão de todos os nossos insucessos, principalmente relacionado a passar em seleções rigorosas. A nossa mente inconsciente trabalha contra a gente. Ela nos sabota.

E ela só vai parar de nos sabotar quando ela se conectar realmente com os nossos motivos. Quando tiver um vínculo emocional com aquele objetivo que você quer atingir.

 

Como Você Vai Chegar lá?

 

E a terceira clareza é como você vai chegar lá. Uma vez sabendo o que você quer. É um sonho antigo e você quer muito. Perfeito 😉

Quando estamos muito conectados com aquilo que a gente quer, responder essas perguntas é muito fácil.

Mas mesmo assim é importante procurar respondê-las da maneira mais detalhada possível. É importante que você reveja essas questões até ter as respostas na ponta da língua.

Porque na hora que a jornada ficar pesada, e geralmente vai ficar, são essas coisas que vão te manter no foco.

Então, sabendo os motivos que você quer chegar lá… o próximo passo é traçar um plano de ação e segui-lo sem desistir. Quando um concurseiro muda de plano toda hora daí fica difícil e atrapalha muito.

 

Como Passar em Concurso Público – Segredo #03

 

Os 5 elementos para aprovação

Você sabe quais são os elementos da aprovação? Vimos acima que a sua mente precisa ser trabalhada para que você não se sabote. Então, poderíamos dizer que o meio do bolo é o elemento central, ou seja, a preparação mental. E em torno do bolo há alguns elementos anexos que você precisa conhecer, pois compõem o segredo para passar em concurso público.

Para você ser aprovado você precisa ter noção de 5 elementos:

  1. Preparação Mental
  2. Controle Emocional
  3. Dominar o Conteúdo Certo
  4. Preparo Físico
  5. Saber Fazer a Prova

Vamos conversar um pouquinho sobre cada um deles.

Quantas e quantas concurseiros se descontrolam na prova e aí perdem toda aquela preparação que levou, às vezes, anos! Então, esse indícios deixam claro que não adianta focar só no estudo. Não adianta.

Trata-se de um conjunto básico de 5 elementos e não tem como fugir disso tá?

Como dito acima, no centro da sua preparação está o trabalho com a sua mente. É a sua mente que controla o seu emocional. É a sua mente que ajuda no seu preparo físico.

Mente sã, corpo são.

É a sua mente que vai fazer você dominar todo conteúdo e estudar da melhor maneira possível. E é a sua mente que vai te ajudar a saber fazer a prova da maneira que ela tem que ser feita e não da maneira que você quer fazer.

Seja qual for a sua sofrência… em português, matemática, informática… tenha calma… e saiba que você não está sozinho.

Desses 5 elementos, quais você arriscaria em dizer que são os mais importantes? Já falamos que a preparação mental está no centro.

Acontece que mais próximo desse centro estão o controle emocional e o preparo físico, sabia?

O principal é cuidar da mente e do físico… e daí automaticamente você irá assimilar o conteúdo melhor e fará uma prova melhor. Por isso que é muito importante você cuidar de si primeiro.

Outra coisa é que você precisa estudar o conteúdo certo, ou seja, você não pode estudar o que você acha que tem que estudar.

No caso de concurso para direito, por exemplo, você pode ter várias vertentes, focos e interpretações daquele mesmo artigo ou lei e as pessoas adoram ficar brigando com a banca.

Gente… não briga com a banca!

Depois que você passar… depois que você conquistar o seu cargo. Aí você escreve um livro. Vira um doutrinador. Aí você questiona. Mas enquanto você não passar, faz o ‘feijão com arroz’.

Responde aquilo que a banca quer que você responda. Então, estudar o conteúdo certo é muito importante. Estudar o conteúdo certo!

Hoje é muito melhor que há 10 anos atrás… há vários fóruns para concurseiros, materiais na internet, palestras no youtube. Então, hoje achar o material… o conteúdo certo para a sua prova, vestibular ou concurso está muito mais fácil.

Estude o edital da seleção que você irá prestar e busque por esses materiais.

É o que o edital está dizendo da forma que a banca pede. Por isso é importante fazer provas anteriores. Conhecer bastante a banca. Faça muita prova daquela banca. Descubra a tendência daquela banca.

Porque às vezes a banca muda… ela vai para um lado e depois muda… mas tem sempre uma tendência.

Então, é muito importante você buscar estratégias para saber fazer a prova. Cada prova, cada matéria, existe uma técnica para fazer.

Não é só saber o conteúdo, certo?

 

Como Passar em Concurso Público – Segredo #04

 

Mantenha uma vida equilibrada

Nada de altos e baixos… Varar a madrugada estudando como muitos fazem e acham que estão certos. Adote uma rotina sustentável. Por que estou dizendo isso?

Porque você vai seguir essa jornada de estudar para concurso público até passar, não é? Até ser aprovado!

Até ver o seu nome na lista!

Ihhhh huuu 😀

Porém, é fundamental que essa rotina seja sustentável do ponto de vista biológico. Não adianta você dizer: ahhh eu vou estudar 12 horas por dia… mas e se você trabalha?

Você não vai conseguir sustentar isso até passar.

E aí você diz: ahhh eu vou estudar meu fim de semana inteiro… se você trabalha… se você estuda a noite… se você tem filhos que te exigem presença… você não vai conseguir seguir fazendo isso até o final.

Você vai conseguir fazer exageros umas duas, três vezes, mas depois a sua mente e o seu corpo não vão aguentar.

Lembra? Cuide de si primeiro… depois do conteúdo. Primeiro, estabeleça e adote uma rotina sustentável.

Você precisa conseguir sustentar a rotina de estudos. Então, pra isso você precisa avaliar a sua rotina atual: seu trabalho e sua família. Qual o seu grau de comprometimento com as coisas que são importantes pra você?

E aí você vai ver o que é possível para você traçar uma rotina de estudos… dentro da SUA realidade.

 

Definindo as suas PRIORIDADES

O que é importante? O que você não pode abrir mão e NÃO VAI abrir mão? O que é importante pra você e precisa ser preservado?

Caso contrário… sabe o que vai acontecer? Se você não fizer isso, você vai ficar frustrado. Você vai se desestimular. Você vai se desmotivar…

Então, por exemplo, se você é mãe ou pai e você acha que vai conseguir manter uma rotina de negligenciar demais os seus filhos, você não vai conseguir manter isso por muito tempo.

Então, como você deve fazer? Você define prioridades!

Não quer dizer que você não vai pegar um pouquinho daquele tempo. Você vai ter que priorizar sim. Mas você tem que saber que determinadas coisas da sua rotina e que são importantes, você vai ter que preservar. Porque do contrário, fica difícil aguentar e aí você desiste no meio do caminho.

Então, quando a gente prioriza algo, nós estamos selecionando. E por isso o que é desnecessário DEVE ser eliminado. Acabe com as distrações!

Você definiu sua prioridade certo? Então, o resto todo é desnecessário… ELIMINA!

Acaba com grupinho no Whatsapp que não vai te levar ao lugar que você deseja e que só serve pra trocar bobagens. Não fique perdendo tempo no Facebook com coisa que não vai te levar a lugar algum.

Não fica vendo notícia ruim… de tragédia! Desgraça é o que mais passa na televisão. Sai dessa!

FOCA nas coisas que são importantes. Se essa leitura está te ajudando, então leia focado. Foque!

Foque só na sua meta e naquilo que você definiu que é sua prioridade. O resto… EXTERMINA tudinho!

Porque caso contrário… ai ai ai… a distração é algo muito sério que precisamos lidar. Há distrações o tempo todo. E por isso você tem que saber que você necessita ELIMINAR tudo que é desnecessário.

E o que é desnecessário quando você está em uma jornada para passar em concurso público?

Resposta: Tudo aquilo que não é relativo à seleção e o que não está dentro do que você definiu como prioridade.

O que não estiver definido com prioridade, então é desnecessário nesse momento. Uma outra maneira de adotar uma rotina sustentável é definir submetas, ou seja, um passo de cada vez.

Divida a sua meta… porque você não pode ter a sua meta para algo que vai ocorrer daqui há 6 meses. Entendeu?

A não ser que você já tenha definido a data da prova, aí é diferente. Mas mesmo quando você tem uma data definida de prova… um edital definido com a data da prova… você precisa estabelecer submetas.

Por que será? Porque são as submetas que vão te dar motivação. Se você ficar olhando só a meta grande… se você olhar as várias apostilas que precisa ler… se você só ficar olhando para elas… e colocar a meta de ler todas elas… seu cérebro inevitavelmente vai se sentir cansado.

O seu subconsciente vai te colocar pra dormir rsrsrs

Agora se você definir uma meta de ler apenas 2 páginas por dia… você terá muito mais chance de manter esse hábito e chegar na meta final que é ler todas as apostilas 😀

Então, divida sua meta.

Leia um capítulo por dia… ou sei lá… dois capítulos por dia… aí vai do seu rendimento no estudo. Mas se você for pensar num livro inteiro de 500 páginas… ai ai ai… 🙁

Leia uma página por dia… comece pequeno… ao ler sua primeira página no primeiro dia você ficará feliz por ter cumprido o prometido consigo mesmo. No segundo dia você consegue ler mais um página e aí fica mais contente 😀

E aí quando você percebe, depois de um tempo, você naturalmente vai querer ler duas páginas por dia. Entendeu? Quando você olhar pra trás você vai ver que acabou de ler o livro inteiro!

Por isso é muito importante definir as submetas. Quebrar a sua meta… quebrar o seu objetivo em pequenas submetas.

Um outro ponto a favor da manutenção de uma rotina sustentável é estabelecer folgas. Estabeleça folgas! Você precisa de um horário de folga porque se não você explode.

Seu nível de estresse vai lá pra cima… e nem me venha dizer que vai tomar remédio pra ansiedade sem antes ao menos estabelecer uma rotina equilibrada!

Uma jornada de vestibular ou concurso é uma jornada estressante de fato. Então, você precisa estabelecer folgas pré-determinadas para controlar o estresse.

Fazer planos semanais e ajustá-los sempre que necessário também são hábitos que você tem que conhecer para manter uma rotina até passar no concurso público.

Você faz planos, mas a todo momento você perde o foco e não consegue segui-lo? Qualquer imprevisto você encerra seu plano?

Aí tem duas coisas nessa questão de qualquer imprevisto eu quebro tudo. Primeira coisa é o seguinte: defina a sua prioridade e elimine tudo que é desnecessário.

Então, você precisa analisar para ver até que ponto esse imprevisto está dentro das suas prioridades.

Se ele não está dentro das suas prioridades… você não pode deixar ele interferir na sua rotina.

Agora, se ele estiver dentro das suas prioridades… aí o que você tem que fazer? O famoso PDCA. Não conhece?

 

Conheça agora o ciclo PDCA

Plan = Planejamento

Do = Execução

Check = Checagem

Action = Ação

Na checagem você vai ver se o plano é sustentável e se você consegue cumprir ele ou não. Se você perceber que ele não está funcionando… você não está conseguindo levar ele para frente… você parte pra ação!

E como você age? Você redefine… você faz os ajustes necessários 🙂

 

Como Passar em Concurso Público – Segredo #05

 

Mantenha sua mente alinhada

Manter a mente alinhada…. esse é talvez o hábito mais importante. E como manter a mente alinhada? Mente alinhada significa pensamentos, sentimentos e ações trabalhando em conjunto e de forma correta.

Seu pensamento aliado com seu sentimento alinhado com a ação que você precisa tomar. A tarefa que você precisa fazer. Alinhado com… você estudar… com você fazer o simulado… fazer provas passadas… por você ter a motivação necessária. Tudo parte da mente.

Então, manter a sua mente alinhada com seu objetivo é fundamental. E como é que você faz isso?

Primeira coisa: eliminar os pensamentos contrários, desfavoráveis e divergentes. Esquece… elimina… dá um jeito de jogar fora totalmente essa história de que é difícil, de que eu não consigo, tem muito candidato/vaga, ninguém consegue passar.

Se você está em uma meta de passar em uma seleção concorrida, então tire todas essas ‘porcarias’ da sua cabeça e jogue tudo no lixo… simplesmente porque esses pensamentos não te ajudam!

Não importa o que as pessoas falam pra você em virtude de todas essas coisas que desviam das nossas metas. Adote hábitos de uma mente alinhada… procure sempre pensar dessa forma… e você verá como vai melhorar a sua procrastinação.

O que acontece com a procrastinação?

É o nosso subconsciente levando a gente para a nossa zona de conforto 🙂  Procrastinar é isso… é o nosso subconsciente dando desculpas para nos deixar na zona de conforto.

Porque na zona de conforto está tudo dominado, né? Quando você tem uma ação pra fazer… quando você está em uma meta… ir em busca da sua meta é sua zona de desconforto. Por qual motivo?

Porque você tem que fazer coisas que normalmente não fazia. E isso não tem como fugir rsrsrs

Em qualquer meta acontece isso. E saber como passar em concurso público e realmente passar, é uma meta desafiadora!

Então, você vai precisar de mais esforço.

E aí, o que seu subconsciente te faz? Ele faz você procrastinar. E não é só procrastinar não… ele te deixa cansado… ele te deixa com sono… ele faz você acordar tarde… ele faz você perder o dia da prova… ele faz você fazer milhões de coisas que você nem imagina. Ele te dá branco na memória.

Isso tudo é o que? É a mente… o subconsciente que não está alinhado com o seu objetivo.

E como você poderia alinhar a sua mente? Vou te dar algumas dicas bem básicas. Há várias formas para alinhar a mente… claro… a gente costuma ter várias crenças limitantes.

Mas você precisa ter noção de que é a sua mentalidade que vai te fazer conquistar a sua meta.

É a base… o alicerce… sem isso você procrastina e não vai pra frente. É a sua mente forte que vai evitar que você procrastine… que você se sinta cansado.

 

O procrastinador pode sentir duas dores: a dor do arrependimento e a dor da disciplina. Qual você escolhe?

 

Então, dicas básicas para alinhar sua mente e eliminar pensamentos que não vão ajudar:

  1. Elimine pensamentos contrários, desfavoráveis ou divergentes. Esquece esse negócio que é difícil, que não consegue, que tem fraude, que tem muito candidato e que não é capaz. Apaga da sua mente e nunca fale que você não vai conseguir. Se você não pode e não vai conseguir então prossiga para outra meta… esquece esse negócio.
  2. Pense sempre nas coisas que você tem a seu favor. É isso que vai te motivar e conectar seu subconsciente. Você pode não ter todo tempo do mundo. Você pode dizer: ahhh eu não tenho o dia inteiro pra estudar. Mas às vezes você tem uma facilidade de estudo que o outro não tem. Às vezes você pode gostar de estudar… é uma qualidade que você tem! Há casos em que a pessoa tem todo tempo do mundo e não gosta de estudar, não é mesmo? Então, foca nas coisas que você tem a seu favor. Procure incansavelmente pelos seus recursos, pelas suas características. Aquelas que só você possui. As suas habilidades que te favorecem na jornada para passar no concurso. Esquece aquilo que você não tem. Não é bem esquece… mas aquilo que você não tem, dentro do possível você vai correr atrás pra ter. Mas não fica martelando… ahhh eu não tenho o tempo que gostaria… ahhh eu tenho que trabalhar… ahhh eu não posso passar em um concurso porque eu trabalho… ahhh eu não posso passar no concurso porque eu não tenho dinheiro e o outro fulaninho tem… ahhh o fulaninho ali consegue fazer todos os cursos que eu não faço… Tá bom, mas esquece isso! Foca naquela historinha do sapo que era surdo… conhece? Você tem que focar nas suas habilidades, nos seus recursos e naquilo que você tem de melhor. Porque é você focando nisso que você vai ter energia motivação… perseverança… que vão te impulsionar e aí você vai atrás dos recursos que te faltam! Porque o teu consciente, o teu racional não vai deixar você ficar sem os recursos necessários. Isso é do ser humano… o ser humano vai buscar a solução. O nosso cérebro vai buscar a solução. Só que quem busca a solução é o nosso racional. E quem faz a gente procrastinar, ficar com medo, ficar com dúvida, ficar com angústia, faz esquecer a matéria na hora da prova, ficar sem sono… é o nosso IRRACIONAL. E é ele que a gente precisa fazer entrar no jogo. E a gente faz ele entrar no jogo como? Eliminando pensamento negativo! Focando no positivo. Focando no que a gente tem de melhor que aí ele começa a ficar confiante. Você vai começar a acreditar que é possível sim e tudo começa a fluir.
  3. Cultive pensamentos positivos em relação a sua meta. Troque o ‘é difícil’ por ‘eu posso’, ‘eu consigo’, ‘será fácil pra mim’, ‘eu vou ficar firme até passar’, ‘eu vou estudar até aprender’, etc. Cultive esses pensamentos. Por mais difícil que no início possa ser. Mantenha-se firme focando nesses pensamentos. E quando você perceber que a sua mente está perdendo o foco… tá querendo procrastinar… você se faz a seguinte pergunta: se eu fizer ou deixar de fazer isso hoje, eu ficarei satisfeito comigo mesmo amanhã? Amanhã, quando você quiser ver o resultado… quando você quiser ver o fruto… você vai ficar satisfeito? Você vai se olhar no espelho e ficar satisfeito com você? Daí na hora você se conecta consigo mesmo. Acredite ou não… conecta na hora! Na hora que você pensar em procrastinar… você deve pensar: Caramba, mas se eu deixar de fazer isso hoje, amanhã eu vou ficar satisfeito comigo? Vou ficar orgulhoso de mim? Como eu vou sentir amanhã quando eu não tiver o resultado que eu espero? Na hora você vai sentir vontade de fazer.

Como Passar em Concurso Público – Segredo #06

Estude de forma estratégica

Comece pelas matérias mais fáceis ou que você tem mais facilidade. Por que isso? As pessoas tendem a fazer o contrário, não é? Elas tendem a começar pelo mais difícil.

E aí é o seguinte… se você é uma pessoa persistente igual eu. Perseverante e que gosta de desafios. Se você é uma pessoa gosta de se levar ao extremo e se colocar em pressão. Aí está ok começar pelo mais difícil.

Agora, se você não é uma pessoa com essas características, começa pelo mais fácil! Começa por aquilo que você tem mais facilidade de aprender! Porque você vai ficar motiva. Você vai ficar entusiasmado. Você vai começar a ter mais confiança. E aí o resto vai fluindo.

Uma das perguntas que me fazem quando precisam se preparar para uma prova é em quanto tempo a pessoa vai conseguir entender todo conteúdo. Porém, essa pergunta é muito difícil de ser respondida porque cada um possui uma curva de aprendizado. Então, você precisa conhecer a sua própria curva de aprendizado.

Nada de dizer… ahhh eu estudo 6 horas mas o fulaninho estuda 12… Tá bom, mas a curva de aprendizado dele… qual é? Porque tem gente que tem uma curva de aprendizado alta, ou seja, ele estuda 10 horas e assimila 10 horas.

Agora, se a sua curva de aprendizado são 4 ou 5 horas não adianta você continuar e tentar estudar 6, 10, 12 horas porque você vai perder tempo… é melhor você parar e fazer outra coisa… meditar ou praticar atividade física.

E depois você volta e completa a sua jornada com mais 2 horas. Você tem que saber a sua curva de aprendizado para parar naquela hora que sua cabeça começa a soltar faísca e você não está mais assimilando coisa alguma. É a hora de parar. Não vem com essa história que vai por osmose porque não vai rsrsrs

Pense nas horas ‘líquidas’ de estudo. O importante é o seguinte… quantidade não é qualidade. O que são exatamente horas ‘líquidas’? Você vai estudar… então, horas ‘líquidas’ são aquelas horas que você realmente sentou, pegou o livro, a sua mente estava presente, você ficou ali focado no livro.

Todos estudantes já devem ter passado por isso… tem hora que você senta pra fazer um negócio e a sua cabeça está pensando em mil outras coisas. A sua mente não está ali! Então, você ficou 4 horas mas na verdade suas horas ‘líquidas’ foram 2 horas.

Então, é melhor que você coloque na sua agenda, na sua rotina, no seu planejamento… 2 horas… e que essas 2 horas sejam ‘líquidas’.

Ou seja, você senta, você abre o livro e você está presente o tempo todo para o seu aprendizado. São as horas que você realmente ficou presente para o seu aprendizado e realmente aprendeu.

 

Como Passar em Concurso Público – Segredo #07

 

Como passar em concurso público exercitando-se

É notório os benefícios de uma atividade física regular e você precisa sentir para nunca mais dar vez ao sedentarismo. Esse hábito é FUNDAMENTAL e vai te ajudar muito na questão das horas ‘líquidas’. Os principais benefícios do exercício físico para estudantes são:

  1. Ajuda no seu preparo físico
  2. Dá energia para a jornada
  3. Melhora a circulação sanguínea e consequentemente a oxigenação do cérebro = pensa melhor
  4. Alivia o estresse
  5. Combate a insônia
  6. Aumenta os níveis de serotonina (hormônio do bem estar) = você se sente melhor = estudar melhor = seu rendimento aumenta

Qualquer receita para bem estar é bem vinda, para todos. Porém, para quem está se preparando para vestibular ou concurso é mais que necessário. É mais que uma simples dica. Fique atento que isso é muito sério.

Lembra? Você precisa cuidar de você em primeiro lugar! As pessoas geralmente não faz isso, algo que considero essencial para qualquer pessoa que está em busca de uma meta.

Então, pra qualquer jornada de meta você DEVE se exercitar diariamente nem que seja meia horinha. Você precisa estar com um bom preparo físico porque você ficará horas sentado estudando. Você vai ficar horas fazendo uma prova, um dia inteiro ou dois dias fazendo uma prova.

Seu corpo precisa suportar toda essa carga de estresse. Nesses momentos você precisará de energia máxima. Quando você oxigena o seu cérebro você pensa melhor. Então, fazer atividade física, como por exemplo, uma caminhada… tomar um banho e sentar pra estudar… o seu cérebro vai ficar TININDO. Pode acreditar! Experiência própria.

Você costuma ficar angustiado com os estudos, ansioso? Tem insônia? Então, pratique uma atividade física que você sinta prazer! Sentindo-se bem, estudando melhor, seu rendimento aumenta… isso não é bom? Você vai ter mais horas ‘líquidas’ de estudo. Mais qualidade no estudo.

Então, em hipótese alguma abra mão do exercício físico. Salvo em raros casos que a pessoa é impossibilitada de praticar atividade física… coloque-a na sua rotina definitivamente para que seu corpo consiga aguentar o cansaço e a pressão.

E aí… o que acontece é que aquelas 4 horas que você ficava sentado… se você colocasse nos seus hábitos… na sua rotina… a atividade física… você poderia ficar apenas 1 hora e meia sentado estudando… mas renderia muito mais. Iria valer muito mais que 4 horas. Você consegue render mais. E aí você irá estudar bem. Não adianta só decorar e engolir conteúdos se você não está entendendo o que você está fazendo. Se seu cérebro não está processando.

 

Como Passar em Concurso Público – Segredo #08

 

Como passar em concurso público meditando

Se você quer passar em alguma prova importante, você precisará muito da sua mente… do seu cérebro. Por isso você precisar cuidar muito bem dele. E como é que você cuida bem do seu cérebro? Do corpo é fazendo exercício… que também ajuda no cérebro.

Então, da mente… é meditando. Se você não gosta de meditar, então você precisa arrumar alguma maneira de fazer o seu cérebro funcionar melhor. Não tem como fugir. Ahhh eu conheço um fulaninho que estudou só 2 meses e passou…

Tá bom, mas não é referência! O fulaninho é ponto fora da curva. Não é uma referência para a maioria. Esses benefícios funcionaram para mim e já ouvi vários relatos de pessoas que precisavam levar a mente ao extremo e que sentiram mais produtivas ao incorporar a meditação em sua rotina diária.

Separei abaixo alguns benefícios da meditação:

  1. Reduz estresse. Não tem pessoa mais estressada que vestibulando ou concurseiro. É uma jornada estressante.
  2. Permite que o cérebro processe mais rápido. Há estudos que comprovam a eficácia disso. E meditação não tem relação com religião. Não precisa ser monge budista. Pode ter relação, sim. Mas não necessariamente. Meditar é uma prática de você serenar a sua mente, se conectar com a sua respiração e conseguir fazer com que seu cérebro trabalhe melhor. É quase que uma ginástica cerebral.
  3. Aumenta as defesas do organismo. Quando nós estamos sob estresse forte, no caso de uma jornada para vestibular ou concurso, é comum a gente ter mais chance de ficar doente. Porque o estresse aumenta e a imunidade baixa. Então, a meditação pode melhorar as defesas do seu organismo.
  4. Melhora a conexão com o nosso centro do medo = diminui sentimentos de angústia e ansiedade. Há estudos científicos sobre meditação que comprovam a sua eficácia nas sinapses a favor da diminuição do medo. Isso é muito importante. Essa coisa da ansiedade e do medo é muito comum nos estudantes. Eles possuem medo de serem reprovados, de não conseguir, de decepcionar a família, etc. Um monte de medo. Não só quando está estudando para vestibulares ou concursos. Mas nesse caso específico você conseguirá benefícios extraordinários. Porém, fique ligado! Há necessidade de estabelecer uma prática diária. Não adianta fazer um dia apenas. Tem que ser todo o dia e o máximo que você puder. Se você puder 5 minutinhos, ótimo! Se puder 30 minutos, melhor ainda. Mas faça diariamente!
  5. Aumenta a concentração = ajusta as ondas cerebrais que filtra as distrações. Ao estar menos ansioso você consegue selecionar melhor os estímulos e assimilar conteúdos com mais eficácia.
  6. Melhora a capacidade de incorporar novos fatos e integrar novas informações.
  7. Melhora a recuperação da memória rápida. Vestibulando e concurseiro precisa da memória rápida. Precisa lembrar daquele artigo pra saber a resposta certa que a banca quer que você dê. Então, recuperação de memória rápida é algo muito importante.
  8. Diminui a frequência cardíaca = diminui o risco de doenças cardíacas.

Uma outra maneira, alternativa, para relaxar a mente é escutar música clássica. Mas além de ouvir música clássica é importante você se conectar com a sua respiração. Porque ficar presente para a sua respiração e respirar melhor é o que vai fazer começar a se conectar e serenar a sua mente.

São poucos minutos necessários para muitos benefícios. Se você está em uma rotina de estudar direto. O dia inteiro… por exemplo… então, faça pausas para meditar. Medita 5 minutinhos. Pode ser ouvindo uma música clássica. Se conecta com a sua respiração. Fecha os olhos. Tenta serenar a sua mente e vai te ajudar muito para aumentar o rendimento.

 

Como Passar em Concurso Público – Segredo #09

 

Como passar em concurso público tornando de verdade sua aprovação

Importantíssimo! E aí começar a trabalhar um tema chamado Programação Neurolinguística (PNL), ou seja, dar os comandos para a nossa mente e assim ter o sucesso desejado: a aprovação.

Como passar em concurso público criando o avatar da sua meta

O que seria isso? Seria uma referência… um objeto… uma foto… uma viagem que você vai fazer quando passar. O segredo é imaginar aquilo que vai conectar a sua EMOÇÃO. Você precisa ter um objeto que na hora que você olha você conecta direto com seu subconsciente e fala: putz… eu vou tentar até conseguir isso… hoje eu não vou procrastinar não porque eu quero esse objeto. Precisa ser algo visual. Se você puder pegar, melhor ainda. Se não puder pegar, que seja uma foto. Mas obrigatoriamente precisa mexer com as suas emoções. Conecte-se com aquilo que vai trazer o que você quer. Você está vivendo o hoje mas a sua mente já está PROJETANDO o que vem como se já fosse realidade, entendeu? É meio que brincadeira de criança… que brinca que é super herói. E ele entra naquela brincadeira de tal forma que naquele momento ele é o super herói. Ele é aquilo que ele está brincando. É resgatar essa coisa de criança na gente porque essa imaginação vai fazer a nossa mente, inconsciente, se conectar com a nossa meta.

Outros truques mentais de projeção da realidade:

  1. Imagine-se no dia da prova calmo, seguro, acertando tudo, caindo na prova tudo que você aprendeu.
  2. Pense em você lendo seu nome na lista de aprovados.
  3. Visualize o dia da sua posse do cargo de concurso escolhido. Escolha a roupa que você irá vestir. Pense como você se sentirá. Traga emoção.
  4. Faça afirmações positivas no espelho (todos os dias). Defina suas frases de campeão. Transforme pensamentos negativos em frases positivas.
  5. Imagine-se no seu primeiro dia de trabalho, ou de aula, como você vai se sentir. Imagine como se fosse hoje.
  6. Aos concurseiros, visualize você recebendo o primeiro salário, tirando as primeiras férias de 30 dias.

Como Passar em Concurso Público – Segredo #10

 

Como passar em concurso público acreditando que é possível

Esse é o mais simples. Porém, para muitos é o mais difícil. Existe um princípio da Lei da Atração: crer para depois ver.

Eu sou assim rsrsrs

Se você não acredita, quem você espera que acredite?

E para finalizar, quero deixá-lo com uma frase:

Acreditar não é garantia de sucesso, mas NÃO acreditar é certeza do fracasso.

Não existe garantia 100% de que acreditando você consegue… mas pode ter certeza que se você NÃO acreditar… aí é que você não vai conseguir mesmo.

Então, foca no ACREDITAR! Acredite em si mesmo. Acredite que é possível. Não importa quanto tempo vai demorar. Se fulaninho passou, se o outro fulaninho também passou. Uma vaga vai ser sua e acabou!

 

Acredite que você é capaz, e o universo vai fazer você ter razão 🙂

Dica Final

Espero que tenha gostado das dicas. Agora… dê mais um passo e cadastre-se na aula grátis COMO USAR O CÉREBRO PARA PASSAR NO CONCURSO 👇👇👇

[su_button url=”https://estudarememorizar.com.br/como-usar-o-cerebro-para-passar-em-concursos” style=”3d” background=”#61e239″ color=”#ffffff” size=”10″ center=”yes” radius=”20″ icon=”icon: arrow-right” rel=”nofollow”]Aula De Memorização Para Estudos![/su_button]

Abraços e bons estudos!

Lelê

Oi, sou a Lelê! Licenciada em Pedagogia e Especialista em Educação Especial Inclusiva. Dedico minha vida ao conhecimento. Aqui é o meu espaço para compartilhar dicas e macetes sobre memorização com foco no processo de ensino e aprendizagem. Espero que goste :) Ahh... e não esqueça de assistir ao Curso de Memorização Essencial (CEME) do Professor Renato Alves: https://estudarememorizar.com.br/curso-estudo-e-memorizacao-essencial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *