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Etapas da Aprendizagem Baseada em Problemas – PARTE 2

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A primeira das quatro etapas da aprendizagem baseada em problemas que é a elaboração do cenário ou contexto problemático foi abordada no post anterior.

Convém ressaltar que a construção do cenário problemático é de inteira responsabilidade do professor tutor, salvo nos casos em que as adaptações realizadas pelo tutor cumpram o mesmo objetivo, alcançando resultados semelhantes ou melhores, pelo fato de serem os alunos que, ao receber o tema geral do professor tutor, se organizam em grupos para, diante do contexto real no qual estão inseridos, definir o local onde irão desenvolver a investigação do tema dado.

Também é importante lembrar que o professor tutor deve estar constantemente planejando e atualizando os cenários para que o processo tenha sempre a inovação como foco final da investigação e das soluções apresentadas pelos alunos para o contexto problemático.

Etapas da Aprendizagem Baseada em Problemas – Etapas 2, 3 e 4

ETAPA 2: as questões problema

Neste vídeo você irá compreender sobre a segunda etapa da ABP: as questões-problema.

Nesta fase, após receber o cenário contendo os elementos informativos do contexto problemático da vida real, os alunos formam os grupos, com quatro a cinco componentes (de acordo com o número de alunos da turma), e contam com a ajuda do professor tutor, que exerce um papel apenas de orientar os procedimentos. Assim, iniciam o processo em que buscam identificar as informações que faltam para elaborar as questões-problema; organizam o trabalho em grupo (quem vai fazer o quê) e, a partir daí, começam as discussões para a elaboração das questões e o desenvolvimento da investigação acerca do contexto que deverão aprofundar. Seguindo o planejamento elaborado, passam à discussão dessas questões em grupo e com o professor tutor, que tem a competência de esclarecer as dúvidas, escolher e definir quais os problemas mais relevantes para a investigação e resolução, bem como decidir com os discentes como deverão apresentar as questões-problema a serem aprofundadas tendo em vista a sua resolução sobre a ordem hierárquica.

ETAPA 3: Resolução dos Problemas

A terceira etapa da ABP é a resolução dos problemas, ela acontece em todo o processo de investigação no qual os alunos farão uso dos recursos planejados e definidos na fase anterior. Ao apropriar-se das informações, iniciam as pesquisas, tanto em grupo quanto individualmente, trazendo os resultados para um amplo debate em grupo, tendo em vista a resolução das questões-problema, apontando soluções em curto, médio e longo prazo.

Na organização do trabalho em grupo, os alunos poderão dividir o tempo para cada atividade a ser realizada; podem, por exemplo, determinar o tempo para as questões que eles devem pesquisar para fazer um diagnóstico seguro e decidir os passos seguintes. Eles combinarão quais áreas todos devem investigar e quais podem ser divididas entre eles. Em média, terão uma semana antes de apresentar os primeiros resultados ao professor tutor. A discussão inicial do problema levará os alunos mais criteriosos a identificar um grande número de áreas complementares ao tema estudado para desenvolver uma pesquisa transdisciplinar.

A ABP estimula a busca por soluções transdisciplinares, pois, ao trabalhar com problemas complexos, ainda sem solução, no mundo real, os estudantes têm de aprender a relacionar conhecimentos de diferentes áreas, já que os problemas da vida real não apresentam a divisão acadêmica em matérias e disciplinas. Para isso, os alunos recebem ferramentas a fim de lidar com diferentes paradigmas científicos, conhecimentos tácitos e soluções éticas e aceitáveis e usam conhecimentos de diversas disciplinas.

ETAPA 4: Resultado e Autoavaliação

A quarta etapa da ABP é a apresentação do resultado e autoavaliação. Para a apresentação do resultado final do trabalho, será necessária a elaboração de uma síntese das reflexões e debates do grupo, que contenha as soluções para os problemas investigados de forma sistemática, bem como a elaboração de apresentação em slides. É importante que o grupo, ao final do trabalho de investigação, realize a autoavalição grupal e individual, e que esta seja feita com a presença do professor tutor, que acompanhará o processo em cada grupo para verificar se todas as questões-problema foram resolvidas ou não, e se a justificativa para aquelas não solucionadas estão em consonância com o fato de não serem estas, de fato, possíveis de solucionar. Na apresentação final, o professor tutor avaliará o processo da aprendizagem verificando se os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais alcançados correspondem a resultados concretos de aprendizagem significativa.

Etapas da Aprendizagem Baseada em Problemas – avaliação da aprendizagem

No próximo post você irá aprender sobre a avaliação da aprendizagem na ABP, portanto continue acompanhando o Blog!

#aprendizagembaseadaemproblemas

REFERÊNCIA: Souza, S. & Dourado, L. (2015). Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, 31(5) 182-200.

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